Dono de 67 medalhas nas três principais competições paralímpicas, Andre Brasil foi considerado hoje inelegível para o esporte | Andre Brasil | Nadador Paralímpico


Notícias

Dono de 67 medalhas nas três principais competições paralímpicas, Andre Brasil foi considerado hoje inelegível para o esporte

 | Foto:

Depois de participar de três Jogos Paralímpicos,  cinco Campeonatos Mundiais e três Jogos ParaPan-Americanos,  Andre Brasil, quatro vezes  recordista mundial, passou hoje (24.04), por uma reclassificação, que o tirou do esporte, na véspera do Open Internacional, que será  realizado em São Paulo de quinta-feira (25.04) a sábado (27.04). Segundo os avaliadores, o nadador não foi considerado apto a estar dentro do sistema paralímpico, sendo que o atleta já havia passado por outras três classificações ao longo de sua carreira e representado o Brasil durante quatorze anos.  

Essa decisão faz com que Andre Brasil esteja impedido de participar de qualquer competição do esporte adaptado daqui para frente.  O nadador teve poliomielite aos três meses de vida e teve como sequela uma diferença de cinco centímetros de uma perna para outra. Além disso, não tem sensibilidade, força e equilíbrio na perna esquerda. Passou por sete cirurgias durante a infância que não reverteram a lesão. Andre entrou para o esporte adaptado em 2005 e desde então participou de mais de 300 competições.  

“ O que me  deixa triste é ver que foram quatorze anos jogados fora, como se passassem uma borracha em cima da minha história. Não somos tratados como seres humanos, e sim números de pontos na classificação”, comentou o atleta.

“ O sistema é falho. Não é justo, quatro pessoas definirem a vida de um atleta.  Parece que o que foi feito anteriormente não valeu de nada, o esporte paralímpico perde muito a sua credibilidade por isso”, falou Felipe Domingues, técnico de Andre.

Mesmo o nadador tendo laudos médicos que comprovem a sua lesão e sua falta de mobilidade na perna esquerda, não foram suficientes para o atleta permanecer no esporte, segundo as avaliações atuais. Andre Brasil estava se preparando para voltar às competições, após a cirurgia do ombro esquerdo em 2018. Esta seria uma das chances do atleta fazer o índice para os Jogos ParaPan-Americano e o Campeonato Mundial de 2019. Pela primeira vez, desde que começou sua carreira, Andre Brasil não representará o país em uma dessas competições.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Apoio Governo do Estado de São Paulo, Bolsa Atleta, Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte